segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rádio Difusora inaugura novos transmissores


A Rádio Difusora de Macapá inaugurou na manhã de ontem os novos transmissores. Assim, a capacidade de transmissão terá uma melhora de 90% com a instalação de um transmissor digital de 25.000kW de potência e um transmissor de ondas curtas.
Antes, o som chegava nos rádios de maneira abafada. A última reestrutura feita na rádio foi em 1995, quando os transmissores antigos – desde a rádio nacional – foram trocados. Em 2012, apenas um funcionava precariamente, comprometendo a qualidade da transmissão.
 “De quatro transmissores, apenas um estava funcionando, com a metade da potência. Pela Anatel, que é a agência reguladora, devem funcionar dois principais e dois reservas, sendo só tínhamos um”, afirma a gerente-geral Juliana Coutinho.
Agora com a chegada de dois novos transmissores, os antigos passarão por manutenção e posteriormente serão disponibilizados para dar suporte quando solicitados. Com um investimento em torno de R$723.440,00, quem ouvir a partir de agora um sinal semelhante com uma emissora de FM.
“Quem ganha é a população do Amapá, porque ela é um patrimônio do povo da Amazônia. Com um alcance nos 16 municípios do Estado e as ilhas vizinhas do Pará”, diz Juliana.

Faz parte da história do Amapá

A Rádio Difusora de Macapá foi a primeira emissora de rádio do Amapá. Fundada em 11 de Setembro de 1946, pertencia ao Governo do Território Federal do Amapá. No período da Ditadura Militar foi incorporada a Radiobrás, sendo chamada de Rádio Nacional. Em 1988, volta a chamar Rádio Difusora.
É o único meio de comunicação de diversas comunidades isoladas nos interiores do Estado e nas ilhas paraenses. Em lugares onde a energia elétrica ainda não é realidade, é o rádio que conecta os ouvintes ao resto do mundo. Mesmo na era da internet e da velocidade de propagação da informação, o elo de ligação entre os pontos mais distantes são as ondas da rádio difusora.
Exemplo do poder da transmissão da RDM é o programa Alô Alô Amazônia. Não é através do e-mail, telefone, carta ou telex, a comunicação é feita através de estações rádio, localizados em diversos pontos dos rios. Os ouvintes deixam os seus recados, que serão transmitidos nos estúdios da rádio. Da mesma forma, moradores de Macapá também mandam o seu recado para os ouvintes distantes.
Para radialista Humberto Moreira, que trabalha na rádio há 44 anos, é um beneficio muito grande para o Estado do Amapá, em que as distâncias isolam os ribeirinhos e muitos lugares só conseguem ouvir rádio. E fala ainda da importância do Alô Alô Amazônia para os ouvintes ribeirinhos.
“A Rádio Difusora presta uma serviço importante através do programa, quando o ouvinte fica esperando um recado dos familiares, pois é a única forma de comunicação. Com mais de 5 décadas no ar, a reestruturação da rádio com a chegada dos novos transmissores vêm reforçar esse compromisso com o ouvinte”, afirma ele.

Nenhum comentário: