quinta-feira, 12 de abril de 2012

Implantação de ambulatória de transplante é discutido no Amapá


Nos dias 11 e 12 de abril, acontece no auditório da Universidade Federal do Amapá, o IV seminário dos renais crônicos e transplantados do Amapá. Este ano o tema é “A importância de implantação de um ambulatório de transplante no Estado do Amapá”.
O evento tem por objetivo discutir as necessidades e a viabilização da implantação de um ambulatório para transplantes de rins, atender pacientes que sofrem com problemas renais ou que já fizeram transplante. De acordo com Ivanildo Souza, coordenador do evento, o Amapá enfrenta atualmente grande dificuldade em atender pacientes, principalmente os que se deslocam de outros municípios para fazer hemodiálise na capital amapaense.
“A carência no Amapá hoje é muito grande em relação a transplantes de rins. Temos uma parceria com a Fundação Pró-Rim, de Santa Catarina, no qual um médico acompanhou as dificuldades que enfrentamos aqui. Daí surgiu a colocar um ambulatório para preparar o paciente para o transplante. Assim vamos poder tirar o paciente da máquina e lhe dar uma vida de qualidade”, diz Ivanildo.
Segundo o coordenador, o número de pacientes que fazem hemodiálise no Estado chega a 210 inscritos e 38 que fazem  o controle na máquina de diálise. Ivanildo conta que pacientes de outros municípios passam dificuldades quando se deslocam para a capital. Sem um lugar adequado para se instalarem, muitos gastam o dinheiro que não tem com hospedagem. A situação fica ainda mais difícil quando o paciente precisa se deslocar, em casos extremos, para outros Estados. Sem apoio, alguns até abandonam o tratamento por não terem como continuar, tendo como conseqüência o agravamento da doença.
Na opinião de Ivanildo, o “ponta pé” inicial para a implantação depende, primeiramente do Governo do Estado do Amapá, a Assembleia Legislativa, juntamente com o Ministério Público Estadual e Federal. “A saúde pública no Amapá precisa da união desses poderes, pois estamos enfrentando muitas barreiras nesse âmbito”.

A importância dos Rins

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do nosso sangue, que reabsorve várias substâncias úteis ao nosso organismo. Eles são os únicos órgãos do corpo humano que podem ser substituídos por uma máquina, embora essa substituição não seja perfeita.
Através da hemodiálise, pessoas que possuem suas funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar, etc.
Porém, sem um tratamento adequado, as complicações com o rim podem se agravar e comprometer outros órgãos.
  

Nenhum comentário: