segunda-feira, 2 de abril de 2012

Irregularidades na venda de gás vira alvo de ações do Ipem


O instituto de Pesos e medidas do Amapá (Ipem-AP) volta a intensificar a fiscalização nos revendedores de gás e distribuidoras do Estado. Em um levantamento feito recentemente, o órgão apontou um aumento no índice de irregularidades no setor varejista.


De acordo com dados do próprio Ipem, das três distribuidoras e sete varejistas visitados, todas foram reprovadas e autuadas, por apresentarem variações de peso e massa fora dos padrões estabelecidos pelo órgão. “O gás de cozinha é um produto da lista da cesta básica. A fiscalização era pra ser diária, mas como temos apenas três distribuidoras, estabelecendo um período mensal. Porém, a fiscalização detectou um número alto de irregularidades, e esse período passou a ser quinzenal”, afirma o diretor técnico, Raimundo Galdêncio.


Em uma das distribuidoras, das 18 amostras analisadas, todas foram reprovadas, tanto no critério individual quanto da média. Ainda segundo Galdêncio, dependendo da gravidade da ocorrência, o produto pode ser interditado, desde que não afete o abastecimento.


“Vamos pesar o botijão de gás, e verificar se ele está de acordo com o informado na embalagem. O peso líquido do botijão mais usado é 13 kg, o bruto é de 28kg, com uma margem de 3 kg para mais ou para menos. Se estiver fora desse padrão, os fiscais autuarão de imediato”.

Operação Especial de Páscoa

O Ipem iniciou no dia 26 deste mês, a operação que fiscaliza produtos com grande procura no período da Páscoa. São chocolates, ovos da páscoa, bombons e mariscos congelados.


A fiscalização ocorre todos os anos no mesmo período, e neste ano a novidade será a verificação dos brindes que vêm acompanhando algumas marcas de ovos de chocolate. Os brindes precisam estar certificados pelo Inmetro, com a idade recomendada na embalagem e o peso líquido correto.


Galdêncio explica que tanto os ovos industrializados quanto os caseiros, só podem ser verificados se estiverem exposto à venda. “Se você for uma fabricante de ovo caseio e colocar exposto no comércio, ele está sujeito à fiscalização”.


Já os pescados serão fiscalizados nos pontos de venda, principalmente se as informações da embalagem correspondem com as da balança. Durante a Semana Santa, a procura por pescado aumenta em decorrência da tradição brasileira de ser consumir peixe no período da Quaresma. Porém, são dessas datas que o Ipem registra um alto índice de irregularidades.


“Estaremos também fiscalizando as balanças dos estabelecimentos. Tudo isso para o consumidor não ser lesado”, conclui o diretor.

Nenhum comentário: