terça-feira, 17 de abril de 2012

CTMAC anuncia licitação para novas empresas de ônibus


A CTMAC mal nasceu e já começa a encarar as dificuldades da antiga EMTU. Dessa vez, a questão é sobre o futuro das licitações para a concessão de novas empresas de transporte coletivo na capital amapaense. Agora o desafio é tirar do papel os projetos e colocá-los em prática, para assim justificar a mudança do órgão para autarquia.
O primeiro edital lançado para a concessão de novas empresas foi em agosto de 2011. Porém, numa avaliação feita pelo Tribunal de contas do estado, no qual identificou 18 pontos irregulares, porém sanáveis, o edital foi barraco para reformação.
Aproveitando o pedido de reformação do TCE-AP, o CTMAP aproveitou para atualizar o edital, antes de publicar o edital para todo o território nacional.
Segundo o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Augusto Ricardo Araújo, a justificativa do edital foi lançada no dia 11 de abril, para assim poder publicar o segundo edital.
“Estamos esperando apenas o decreto que transformar a EMTU em CTMAC para podermos lançar o edital e a avaliação do presidente”, explica Augusto.

Duplicação de coletivos

Ao todo são 4 lotes, divididos em zona norte, sul e centro, este último sendo integrado. Cada lote possui 7 itinerários, que serão distribuídos de acordo com a demanda. Atualmente Macapá possui 32 itinerários, com a entrada de novas empresas de ônibus, bairros que sofrem com a falta de transporte público vão ter a frota duplicada.
Bairros como Jardim Felicidade I, Novo Horizonte e Amazonas sofrem com a escassez do transporte público. Os ônibus não possuem regularidade nos horários, motoristas fazem o papel de cobradores nos micro ônibus, e o desrespeito com os idosos é testemunhado todos os dias por quem usa os coletivos. Com a chegada de novas empresas, a concorrência torna-se maior, obrigando as empresas já existentes a oferecerem um serviço de qualidade.
Augusto explica que o novo edital estava previsto para ser laçado no dia 12 de abril, mas com o atraso do decreto que oficializa a criação da CTMAC, o órgão preferiu adiar a publicação.  Empresas de outros Estados já mostraram interesse em concorrer no pregão, mas adianta que o prazo para a abertura da licitação está indefinido. “Esperamos que até fim deste mês esse edital já esteja publicado”.

Nenhum comentário: