quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mutirão leva atendimento médico a detentos do Iapen

Nos dias 11 e 12 de abril, a Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa), realiza ação de imunização no Instituto de administração penitenciário (IAPEN). Na ação, os detentos receberam vacinas e orientações acerca das prevenções de doenças. Pelo quarto ano consecutivo, em torno de 90% dos reeducandos são atendidos pela ação.
Em parceria com o setor de imunização do município de Macapá, com faculdade FAMA, no qual disponibilizou acadêmicos do curso de Enfermagem e Unidade básica do Cabralzinho, a SESA pretende manter a média de 90% de atendimento.
Os detentos receberão doses de vacinas Tríplice viral, hepatite B, febre amarela e o Tétano. Segundo Manoel Braga, coordenador estadual de saúde prisional, a imunização impede que os detentos adoeçam a transmitam para os detentos.
Além das vacinas, os presos terão palestras de prevenção de outras doenças, como as DST’s.  Manoel conta que as doenças mais comuns são de ordem dermatológica, pois como os reeducandos encontram-se em lugares fechados, escuros e úmidos, possibilitam a proliferação de fungos e bactérias. Doenças respiratórias, como tuberculose também são em decorrência do local insalubre do presídio.

Atendimento
 

De acordo com o coordenador, o atendimento aos presos não para por aí. “No final deste mês, haverá uma capacitação com os profissionais do IAPEN, principalmente os que ingressaram recentemente através de concurso. Serão inseridos nos programas de hanseníase e tuberculose, para que eles possam desenvolver um olhar clínico, já que são doenças bastante comuns dentro do complexo”, explica ele.
Posteriormente, os profissionais capacitados farão uma inspeção em todos os pavilhões para identificar possíveis casos dessas doenças, pois no caso da tuberculose, por exemplo, seu grau de contágio é elevado em espaços com um grande número de pessoas.
“Em Maio, serão feitos testes rápidos de HIV, juntamente com acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. Nas ações de hoje serão só vacinas, mas as campanhas pela saúde continua”, conclui Manoel.

Nenhum comentário: