segunda-feira, 5 de julho de 2010

Amapá: ame-a ou deixa-a!




Quando converso sobre Macapá, algumas pessoas acham que odeio a cidade. Bem, às vezes parece mesmo. Por sua violência urbana, por sua consciência enterrada nos órgãos do Governo, por seu coronelismo ultrapassado e o câncer incurável da corrupção. Mas existe uma diferença muito grande em abrir a boca pra falar mal e perceber do que sua cidade precisa e pensar numa forma de tentar mudar o curso da história.
O Estado não foi privilegiado geograficamente, aqui só se chega apenas através de barco ou avião, o que encarece qualquer serviço e bens de consumo que entra na capital. Comercialmente falando, esse isolamento é prejudicial. Taí uma boa justificativa para as indústrias não se interessarem muito em se instalar aqui. Assim, a força de trabalho escorre para o bolso do Governo Estadual e Municipal, que inchados, não conseguem fazer mudanças significativas nos principais setores.
E um dos setores que mais reflete a sobrecarga do governo é a segurança. Diferente do setor da educação, a deficiência nessa área é imediatamente visível. Em menos de 48 horas sofri um assalto, com direito a faca no pescoço, e uma tentativa de assalto praticamente em frente a 6ª DP, no bairro do Trem. Pra que? Por celulares e um punhado de dinheiro. Como uma cidade tão pequena, que recebe uma boa grana do Governo Federal, pode ser tão violenta? Quando as mentes dos políticos se iluminarão e farão uma política descente na segurança pública? E mais uma vez volto a falar de câncer que nunca cura, essa ferida aberta que nunca sara. Entra governo e saí governo e a cidade não sai do lugar, tem os piores índices de desenvolvimento do país e isso não parece incomodar nenhum pouco os homens que comandam o Estado.
E assim a cidade continua com seus passos lentos, contente com as migalhas desses governantes e com seu horário comercial. Gostaria que nós amapaenses, todos nós, chegássemos num nível de consciência para mudarmos profundamente uma sociedade acomodada e satisfeita com essa situação tão degradante. Espero um dia poder ver alguém no governo que ajude a fazer essa mudança e não tentar enricar sua família e agregados. Nós mesmos reclamamos da cidade, de suas ruas, da iluminação, da sinalização do trânsito, da violência, do transporte público, da favelização de alguns pontos da cidade. Precisamos mudar nossa consciência, saber cobrar, saber escolher as pessoas que vão nos representar. Problemas, todas as cidades têm. Um paulistano não vai resolver o problema do amapaense e vice versa. A transformação começa primeiro na maneira de pensar. Nós ainda não sabemos a força que temos nas mãos.

9 comentários:

Elton Tavares disse...

Estás certa em diversos aspectos, mas levaste muito azar. Eu ando por aí sempre e nunca fui assaltado aqui. Como disseste: "Macapá, ame-a ou deixe-a". Eu amo essa cidade.

Junior disse...

Sabe... de tudo o que voce escreveu ae... percebe-se que voce é uma dessas meninas frustradas..que quer ser paulistana..e na verdade nasceu aqui no amapa..., e acha que so aqu no amapa é que se encontra dessas coisas, SP, RJ, PA, passam com problemas ou ate mas graves do que esses que aconteceu com voce... como o colega acima disse, tiveste o azar...poupe suas palavras antes de falar mal do Amapa, voce nao esta aqui ? entao...aproveite o que tem de melhor..e deixa de ser empolgada...

Jackeline Carvalho disse...

Eu não estou falando mal. Como eu disse no texto, existe uma diferença entre falar mal e dar soluções para o s problemas. eu nasci aqui sim, eu sou daqui. E eu tenho o direito de fazer críticas construtivos sobre a cidade. Pq eu cresci aqui e sei que macapá não era violenta desse jeito. E eu nunca quis ser paulistana pq paulistano é pedante. Leia bem o texto novamente,em tds os lugares têm o mesmo problema. Mas eu sou daqui e quero tentar botar soluções para os problemas daqui e nao de sp ou do RJ. Leia atentamente o texto, querido, antes de vir me chamar de empolgada.

Jackeline Carvalho disse...

"Problemas, todas as cidades têm. Um paulistano não vai resolver o problema do amapaense e vice versa. A transformação começa primeiro na maneira de pensar. Nós ainda não sabemos a força que temos nas mãos".

jR., vai fazer um curso de interpretação de texto, vai.

Junior disse...

interpretação de texto....sei...sabe o que pior ? não e voce "aspirante a jornalista" falar mal..como todo "empolgado" quando sai daqui e vai para outra cidade fica parece um "jeca tatu" deslumbrado con tudo..e sim voce falar as grandes besteiras que voce coloca no seu texto de dar soluções ! e que soluções voce esta colocando ? pense "aspirante a jornalismo"para que você nao tenha o mesmo fim que o jornalista la da caixa prego postou um artigo dizendo que o amapa nao existe...voces..sao parece cogumelos..joga dentro de um quarto escuro e alimenta com merda..

Jackeline Carvalho disse...

Junior, vc ta me parecendo um despeitado, irmão. vc não me conhece, só tem contato comigo através do meu texto. vc deve ser esses sague-sugas do governo, que tem seu contrato administrativo e que apoiou alguém em alguma campanha eleitoral. E outra, essa é minha opinião. Se você não concorda, paciência, amigo.

Junior disse...

"sague-sugas do governo" nao minha cara...muito pelo contrario... nao faço parte dessa nata... apenas defendo o lugar de onde tiro todo meu sustento...nao é uma "aspirantezinha a jornalismo" com seus textos pateticos e mediocres que nasceu aqui e fala mal do lugar de origem fica deslumbrada.. com outras cidades e começa a falar mau de suas origens...voce deve ser daquelas que quando chega em SP fala mal do norte, fala que todos aqui sao ignorantes, assim como voce... fala que nao presta, ou seja cospe no prato que comeu.. voce é uma patetica.. que pensa que com textos sem nexo algum vai fazer sucesso.., veja quantos podem dizer isso... concerteza voce deve ser daquelas que se empolga e tem ideias absurdas..liga o f#da-se e pronto.. eu consigo as coisas sozinhas..pensa que nao precisa de ajuda...cresça...saia do berço

Junior disse...

equanto a sua opinião...bem...realmente...como voce diz no se texto de bosta...que é uma diferença entr falar meu e fazer percerber as mudanças..a mesma coisa eu digo para voce... voce e uma gatora empolgada.. tome rumo na sua vida..comece primeiro a admirar o ludar onde voce vive..comece a admirar suas origens.. e depois sim.. faça suas "criticas construtivas" de merda.. saia da casa dos seus pais, construa uam familia e depois sim..fale de responsabilidades...

Jackeline Carvalho disse...

Muito pelo contrario, meu querido, sempre falei muito bem de macapá, sempre tive orgulho de dizer que sou amapaense.cheguei em sp com 27$ no bolso, minha familia nunca me mandou um tostão. Eu, o seu babaca, Eu levei o tucupi pra um dos melhores restaurantes da cidade e hhj é um dos pratos mais caros de lá. vc nao sabe nada da minha vida, mané. vc nao sabe o q eu faço la, vc nao sabe o qnt eu tenho orgulho de dizer q sou daqui. só q vc nao sabe ler a verdade. eu nao disse nenhuma mentira em relação a macapá.
Vc ainda nao sabe o q é falar mal da cidade. pois, acredite, tem muuuuito amapaense que nunca saiu daqui e que odeia a cidade. pense nisso!