quinta-feira, 8 de julho de 2010

Almodóvar, cadê você, meu filho?



Hoje, Pedro Almodóvar, é um dos diretores de cinema mais aplaudido pela crítica atual. Com sua ótica européia, consegue transformar uma cena de sexo que teria tudo pra ser vulga numa obra de arte. Quando se vê uma cena de Almodóvar, já se sabe, de longe, que é Almodóvar. Suaviza e satiriza temas que ainda pra muita gente é um senhor tabu. Foi o primeiro espanhol a ganhar o Oscar® de melhor roteiro por Fale com ela. Lançou Antonio Banderas na década de 80, lançou Penélope Cruz na de 90, é queridinho da moçada Cult de todo o mundo. E detalhe: nunca fez um curso de cinema por conta da situação financeira de sua família.
Em 2009 lançou Abraços Partidos, 17º filme do diretor. Diferente dos outros, Almodóvar aborda os temas que mais gosta, como a paixão do protagonista pelo cinema e por suas musas. Não tem a quantidade de cenas de sexo que os outros têm. Existem apenas três cenas de sexo, sendo uma delas debaixo das cobertas. Cria um enredo de traição, possessão e desejo, típico dos seus filmes.
Quem está acostumado com o Almodóvar mais escrachado, como em Carne Trêmula, Tudo sobre minha mãe e Má educação, sente falta de alguma coisa em Abraços Partidos. Os atores são impecáveis, o roteiro muito bom, Penélope Cruz vestida Audrey Hepburn... Mas a sensação de que faltou algo é permanente. Parece que o filme está numa marcha lenta. Quem não lembra da inesquecível Agrado, de Tudo sobre minha mãe?(- Mi nombre y Agrado!) Ou a cena de Antonio Banderas fazendo sexo anal(lógico, ele era passivo...)? Não, Abraços Partidos não choca, não comove, não intriga. Você assiste e pronto. Não faz você refletir por dias, se questionar, rir só de lembrar. Ele é apenas um filme e nada mais.

Nenhum comentário: