quinta-feira, 22 de março de 2012

Setap dificulta cadastro para universitários

A estudante de Direito da Universidade federal do Amapá (Unifap), Raiane Morais,  se dirigiu ao posto do Setap para recadastrar o bilhete de meia passagem. Depois de enfrentar a fila, descobriu que o atestado da instituição no qual estuda não tinha validade. O atendente a informou que o documento teria que ter o carimbo ou assinatura do reitor, pois a assinatura eletrônica não iria ser aceita.
 

“Eu tive que deixar a fila, pegar a assinatura da coordenadora do meu curso para a declaração poder ter validade na hora do recadastramento”, ela relata.
 

Os atestados de matrícula de algumas instituições são disponibilizados somente pela internet. O aluno acessa o site e através de login e senha, imprime o documento que contém uma assinatura eletrônica do responsável.
 

Segundo Artur Sotão, gestor de bilhetagem, o motivo pelo qual o Setap não está aceitando esse tipo de atestado são os vários casos de fraude detectados no recadastramento do ano passado, e que a assinatura ou o carimbo dificultam possíveis falsificações das declarações de matrícula. “A pessoa pode pegar uma declaração e fazer uma montagem e tirar o benefício de alguém que precisa. Então o carimbo e a assinatura servem para evitar a fraude, pois não temos pessoas e tempo disponível para avaliar a veracidade dos documentos”, afirma Sotão.
 

Ele lembra que o atendimento do Setap vai até dia 30 de abril, mas diz que o número de atendimento está muito aquém do esperado. “Estamos esperando em torno de 35 mil atendimentos, mas em uma semana conseguimos fazer 3 mil na sede do Trem. Parece que mais uma vez o aluno vai deixar pra última hora. Isso vai fazer com que tumultue nos últimos dias”, contou.
 

Para facilitar o atendimento e evitar que situações como a da Raianne aconteça, o aluno precisa ficar atento aos documentos necessários, sendo que o atestado de matrícula tem que estar carimbado e assinado.

Nenhum comentário: