sábado, 28 de maio de 2011

O multiplicador de cifras



Roteiro instigante, baixo orçamento e uma incrível capacidade de transformar histórias simples em grandes filmes. Assim é Danny Boyle, cineasta inglês responsável por grandes sucessos como Trainspotting, Quem quer ser um milionário e 127 horas.

Boyle começou sua carreira em 1982 como produtor da BBC, em Londres, dirigindo algumas series e filmes pra TV. Em 1994 dirigiu Cova Rasa, revelando um jovem ator, Ewan McGregor. Mas seu primeiro grande sucesso foi com Trainspotting, em 1996, também com McGregor como protagonista. Conseguiu chamar a atenção da crítica e foi considerado um dos revitalizadores do cinema dos anos 90, junto com Quentin Tarantino. Financiado por uma produtora de TV, o filme levou vários prêmios, como o British Academy Film Awards, nas categorias de melhor roteiro adaptado e melhor filme.




A partir daí, Boyle foi mantendo a fama de um diretor inovador. Em 1997 seguiu com Por uma vida menos ordinária, com McGregor e Cameron Diaz. Em 2000 estreou A Praia, com Leonardo DiCaprio, que não foi muito bem recebido pelos críticos. E ainda lhe rendeu uma briga e posteriormente um abalo na relação profissional com McGregor, já que o ator escocês tinha sido escalado para fazer o papel do mochileiro Richard. De 2002 a 2007 gravou Extermínio, Caiu do Céu e Sunshine.

Mas só em 2008 que o mundo se rende ao brilhantismo e a simplicidade de Boyle. Gravado em Mumbai , na Índia, Quem quer ser um milionário conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um auxiliar de serviços gerais de uma empresa de telemarketing que se inscreve num programa de auditório, semelhante ao nosso Show do Milhão. Mas ninguém esperava que o jovem criado nas favelas da cidade, fosse responder corretamente as perguntas. E no intervalo do programa é detido por suspeita de fraude. Jamal precisa explicar como sabe a resposta para cada pergunta. O filme foi indicado a dez Oscars, levando oito estatuetas, incluindo o de melhor filme e melhor diretor. Com nenhuma celebridade e um orçamento de R$15 milhões, considerado baixo para o padrão hollywoodiano, Quem quer ser um milionário, liderou as bilheterias por várias semanas, inclusive no Brasil.




Em 2010 Boyle volta ao tapete vermelho com 127 horas, indicado a seis Oscars, incluindo o de melhor filme. O filme conta a história real de Aron Ralston. Ao cair num buraco e quebrar o braço, o alpinista se vê preso numa caverna com pouca água, alguns equipamentos de escalada e uma câmera filmadora. Até decidir amputar o braço, Aron trava consigo mesmo uma batalha psicológica, reportando passagens com os amigos e familiares. Estrelado por James Franco, foi muito bem recebido pela crítica internacional.




Danny Boyle é o diretor que toda indústria sonha: ele multiplica várias vezes um investimento baixo, e produz histórias que faz valer a pena você gastar cada centavo no ingresso do cinema, ou chega a causar sentimento de culpa naqueles que vão comprar um DVD pirata. E não pense ele está parado, Boyle se prepara começar a graver o suspense Trance, com lançamento previsto pra Março de 2013, já que o diretor vai ser o produtor artístico da Olimpíadas de 2012, em Londres.

Nenhum comentário: