domingo, 12 de junho de 2011

Mensagem subliminar no Clube da Luta




Mensagens subliminares estão intimamente ligadas à Semiótica, pois se utilizam de seus elementos principais, o ícone, o índice e o símbolo. Uma foto, um sangue na cena do crime ou uma placa de trânsito são exemplos da ação das mensagens subliminares. Em filmes, músicas, textos, corriqueiramente são encontradas mensagens implícitas, escondidas nas entrelinhas, que adormece na mente, mas que estão prontas para entrar em ação.
[..] considera-se subliminar qualquer estímulo que não é percebido de maneira consciente, pelo motivo que seja: porque foi massacrado ou camuflado pelo emissor, porque é capitado desde uma atitude de grande excitação emotiva por parte do receptor[..] porque se produz uma saturação de informações ou porque as comunicações são indiretas aceitas de uma maneira inadvertida” (FERRÉS, 1998, P. 14)
Segundo Calazans, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente (medidos pela Ergonomia) e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores.
A primeira menção que se faz com relação à mensagem subliminar começa com Demócrito (400 a.c), e posteriormente estudada por Aristóteles e Montaigne. Mas em 1919, com o Dr. Dr. Otto Poetzle, ex-discípulo de Freud, que o conceito de mensagem subliminar vem tomar uma dimensão mais ampla, através da Psicologia Experimental. Poetzle descreve a ação das mensagens pós-hipnóticas no comportamento humano. Desde então não houve grandes avanços nas pesquisas relacionadas ao assunto.
Até que em 10 de Junho de 1956, o publicitário Jim Vicary teria criado um Taquicoscópio, na cidade de Fort Lee, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, para projetar a cada cinco segundos sobre o filme Picnic a frase Beba Coca-Cola, em uma velocidade 1/3.000 segundos de cada vez. Isso teria provocado o aumento das vendas de 57.7% nas vendas do produto.
Apenas sob esse argumento, várias outras firmas publicitárias de apossaram da descoberta de Vicary para aumentar o faturamento de suas vendas. E atualmente, é uma prática comum em filmes, revistas, músicas, pinturas, peças publicitárias, telenovelas e teatros.


Anúncio da Coca-Cola nos anos 80


O clube da Luta (1999, 139 min) conta a história de um investigador de uma companhia de seguros (Edward Norton) que vivia cansado de sua vida consumista e monótona. Até que conhece a personagem Tyler Durden (Brad Pitt) em uma viagem a trabalho. Devido a uma série de desventuras acaba indo morar com Tyler e assim cria um mundo paralelo, um clube, em que pessoas se desestressam lutando uns contras os outros. Assim nasce o Clube da Luta.
O filme, dirigido por David Fincher, é um dos que mais cita mensagens subliminares. Seja com música, com o taquicoscópio de Vicary, com propagandas publicitárias, o filme faz menções a várias mensagens. Algumas bem explícitas e outras quase imperceptíveis.
Antes mesmo de aparecer de fato como um personagem da história, Pitt pode ser visto várias vezes em velocidades taquicoscópicas nos primeiros momentos do filme. Sem falar em outras "imagens-relâmpago" que podem chocar os mais puritanos..(DAL PIERO; RAFAEL, 2001)
A primeira observação a ser feita no filme é a mensagem subliminar baseada no experimento de Vicary. Em várias cenas do filme, há a presença do taquicoscopio. Porém, bem mais lento que o da coca- cola no meio de filme exibido em 1954. Mas mesmo sendo mais lento, é quase imperceptível, chega a ser quase um borrão na tela. Apenas usando o recurso slow motion , ou seja, fazer com que a cena passe bem lentamente, é que se percebe a imagem inserida, como o exemplo abaixo:






Fincher não teve a mesma intenção de Vicary em 1954, ou seja, alavancar a venda de algo. Foi uma forma usada para ir introduzindo aos poucos o personagem de Pitt. para quem gosta de filme pensante, instigante ou perturbador, O clube da Luta surpreende também psicologia agregada ao roteiro. Uma boa pedida para quem quer passar um fim de semana eletrizante, apesar de ter lançado há mais de uma década.

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