sábado, 22 de janeiro de 2011

22 de Janeiro de 2011



Dizem que existem vários tipos de alegria na vida, vários motivos pra você se sentir realmente feliz. Não é aquela alegria vã, como a alegria das drogas, por exemplo. São alegrias permanentes, duradouras, que te acompanham na rua, na fila do banco, junto ao travesseiro. Mas somente vivendo será possível conhecer as várias vertentes da alegria e da felicidade. Por que cada uma delas precisa do seu tempo, do seu momento. Ter um filho, casar, se apaixonar perdidamente por alguém que você mal conhece, comprar a casa própria, ter um neto, são amostras do que é ser feliz.

Porém hoje eu senti um pulsar no peito totalmente diferente de tudo o que eu já havia sentido na vida: passei no vestibular. Não que eu não tenha feito e passado em outros vestibulares, mas esse teve um sabor diferente. Além de ser uma universidade federal, essa vitória veio depois de um período de muita angústia e melancolia na minha vida. Achei que não tinha mais forças pra correr atrás dos meus sonhos, não tinha mais sentido. Mas quando ouvi meu nome sair naquela lista, meu coração disparou, as lágrimas jorraram e meus joelhos dobraram. Parecia que eu tinha tirado um piano das costas. Depois o abraço da família, dos amigos e dos desconhecidos, que, aliás, acho que alguns não me são mais tão estranhos assim.

O fato é que é que esse sentimento é diferente. Quando você se apaixona, seu coração dispara, mas em outro compasso. Quando você dá a luz - mesmo eu não sendo mãe pra saber -, seus batimentos cardíacos tem um outro ritmo. Agora passar no vestibular é uma coisa que não dá pra descrever. Ë como se apaixonar pela primeira vez, você nunca mais sentirá a mesma coisa.

Aqui começa mais uma etapa da minha vida. Estou com a bateria recarregada para enfrentar o que vier. Agora, se eu me apaixonar, casar, ter filhos, eu não vou achar nada ruim se meu coração disparar novamente. Mas uma coisa de cada vez, e não necessariamente nessa mesma ordem.

2 comentários:

HelianaBastos disse...

Bom, isso tudo que tu descreveste eu ainda não senti em relação ao vestibular... mas hj depois de mta tensão, fiquei tão feliz por ti, que acho q mesmo longe compartilhei um pouco da sensação q tiveste hj...
Que bom ver q tudo ta dando certo na tua vida. ;D

Aline Colares disse...

É uma alegria que não dá pra descrever perfeitamente. Ah, editei algumas coisas no meu post, fui ler novamente, e palavras surgiram. Tô meio sei lá nas idéias, ultimamente. Acho que foram os ovos na cabeça.