quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Próxima parada: América Latina



O primeiro grande festival de rock que o Brasil acompanhou eufórico foi o Rock In Rio de 1985. Grandes bandas como Queen, AC/DC, Scorpions, Whitesnake, Yes e Nina Hagen, desembarcaram no país como deuses que descem do Olímpio. De lá pra cá, entramos no circuito mundial de mega produções. Claro, meio a conta gotas.

Até 1985, fazer show na América Latina era quase impensável para bandas famosas. Era mais negócio fazer Europa, Japão e Oceania. Mas os tempos mudaram, muitas bandas enceraram os trabalhos, outras surgiram com uma nova proposta e nova roupagem para o rock. E assim o ciclo vai se perpetuando. Pinba, eram nessas bandas esfaceladas que eu queria chegar.

Os anos 90 acompanharam uma reviravolta no cenário do rock mundial. Nascia o Grunge, filhote do Punk, com seus três acordes e muuuuito barulho. Nirvana, Alice in Chans, Pearl Jam, inundavam as rádios com seus primeiros sucessos. Do outro lado da gangorra, várias bandas davam adeus ao estrelato. Ou por excesso de droga, por brigas de egos ou falta de saco mesmo. Aqui no Brasil também aconteceu esse fenômeno. RPM, Ira!, Plebe Rude, Capital Inicial, Titãs, Barão Vermelho e Engenheiros do Hawai praticamente não existiam mais em meados da década de 90. Mas graças a MTV e seus acústicos, essas bandas tomaram uma bomba de Oxigênio e ainda estão na ativa até hoje.

Bem, uma hora o dinheiro acaba, o sucesso fica mais distante, as regalias já não existem mais, e a vontade de fazer rock surge como uma terapia para aqueles que só sabem tirar som. Não dá mais pra ficar em casa coçando e vivendo de direitos autorais. Com a internet, isso não é mais opção de vida.


Começa a corrida de shows. Depois de anos sem tocar, várias bandas ressurgem e já engatam turnês. Sua próxima parada? A América Latina. Nomes que dificilmente se arriscariam a vir pra cá a não ser no lombo de um festival, todo ano agora dão as caras por aqui. Alice Cooper já tem acento cativo nos aviões que desembarcam no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O Rush já conhece todos os garçons do Restaurante Rubayat, no bairro dos Jardins, na capital paulista. Um exemplo recente é o The Cranberries. Deram uma pausa de sete anos, e Novembro de 2009 resolveram voltar a tocar juntos. Nunca tinham vindo ao Brasil, e em Outubro desembarcaram novamente para mais uma sequência de show, sendo que a primeira rolou no mês de janeiro, em São Paulo e no Rio.


Outros nomes como A-Ha, The Police, Scorpions, Jethro Tull, Nazareth já deram o ar da sua graça. E agora Paul McCartney, que depois de dois divórcios que lhe levou até a cueca, resolveu fazer uma turnê. Parada certa: América Latina. Mas você pensa que achamos isso ruim? Imagina. Estamos de braços abertos para curar a carência desses rockers, encher seu bolso de dinheiro e poder morrer em paz com a lembrança dos shows das nossas vidas.

Nenhum comentário: