segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cara de novata, carreira de veterana






Quando Sean Penn interpretou o deficiente mental Sam no filme Uma lição de Amor(2000), ali estreava uma garotinha de apenas oito anos de idade, que, definitamente roubaria a cena do veterano de Hollywood. Seu nome: Hannah Dakota Fenning, ou simplesmente Dakota Fenning, e para os chegados, Kota. Não precisava de bola de cristal para saber que a pequena seria uma grande promessa de sucesso. Naquele momento, as cifras brilharam nos olhos sedentos dos figurões da indústria cinematográfica. E assim Dakota disparou para vários outros trabalhos.

Pisciana nascida no estado da Georgia,, nos Estados Unidos, veio de uma família de esportistas. O pai era jogador de beisebol e a mãe, jogadora profissional de tênis. E foi na escola que Dakota revelou seu talento como atriz. Apresentava peças de teatros no fim do ano letivo e sempre se destacava pela facilidade de decorar o texto e encarar cenas emotivas. Também pudera, aprendeu a ler quando tinha apenas dois anos de idade.

Depois de Uma lição de amor, estreou seu segundo longa ao lado de nada menos que Denzel Washington, no filme Chamas da vingança. Era Lupita Martin Ramos, uma garotinha que morava na cidade do México, filha de um milionário visado pelo crime organizado mexicano. Assim John Creasy, ex agente da CIA, com sérios problemas com bebida, é contratado para ser o segurança de Lupita. Aí deixa na dúvida quem ela ofuscou mais: Sean ou Denzel.

Com a energia de uma criança, mas com um talento de gente grande, Dakota estreou três filmes em 2005, Amigo Oculto, com Robert De Niro, Nine Lives e Guerra dos Mundos, sendo dirigida por Steven Spielberg e protagozinado por Tom Cruise. E ainda teve tempo de dublar a personagem Lilo, da animação Lilo e Stitch. Tá cansado, leitor? Nem comecei ainda. Como dubladora, também cedeu sua voz para Coraline(2008), filme de Tim Burton. E no mesmo ano gravou A vida secreta das abelhas, com Queen Latifah, em que interpreta Lily, uma adolescente com problemas na família, e que foge para a casa de August Boatwright(Queen Latifah), uma apicultora solteirona que acaba adotando-a. Em 2009, dividiu a cena com Robert Patisson e Kristen Stewart, interprentando a vampira Jane Volturi, em Lua Nova e Eclipse.

Mas foi em 2010 que Dakota se instalou definivamente na lembrança e nos ouvidos de todo o mundo interprentando Cherry Currie, a vocalista da banda do filme the Runaways, novamente contracenando com Kristen Stewart. Quem guarda na memória a imagem daquela menininha sendo embalada pelo pai num parque de diversões em Uma Lição de Amor, não a imagina consumindo anfetamina e se enroscando em cenas tórridas de sexo, inclusive lésbico.

Depois de construir uma carreira brilhante, nada mais justo colher os louros do sucesso. Hoje Dakota faz parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e tem poder de voto no Oscar, a maior premiação americana do cinema. Considerada a segunda atriz mais rentável de Hollywood, segundo a revista Forbes, perdendo apenas para Emma Watson, a Hermione Granger, de Harry Potter. Daqui a pouco Julia Roberts e Meryl Streep vão implorar um papelzinho ao lado dela(exagerei?).

2 comentários:

Uma cantora vermelha disse...

Eu sempre gostei muito da Dakota. Mas se a Meryl Streep vai pedir um pael ao lado dela... não sei. A Streep vem antes pra mim. Mas é só uma questão de amor. :P

Jackeline Carvalho disse...

Por isso perguntei se eu havia exagerado...haha