quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Você sabe o que é WEB 2.0?



Você sabe o que é WEB 2.0? Pois é, até um tempo atrás eu também não sabia, mas que está presente no dia a dia do internauta. Quantos de nós não utilizam Youtube, Twitter, Facebook, blogs e outras ferramentos da internet para fornecer, trocar e adquirir informações? A mais famosa e mais utilizada forma de WEB 2.0 é o Wikipedia, onde usuários contribuem com informações para o banco de dados do site.

Em meados dos anos 90, o uso da internet ainda era consideração um luxo que poucas pessoas podiam bancar. Os preços eram exorbitantes. A funcionalidade era precária em comparação aos dias de hoje. A informação tinha mão única, impossibilitando o usuário de interagir com a rede. Segundo Pollyana Ferrari, especialista em Jornalismo Digital, essa fase era chamada de WEB 1.0. Não existiam links para comentários nos sites. Então como saber a opinião, sugestão ou reclamação dos internautas? Apenas através de e-mails. E só.

Em 2004, Tim O'Reilly, da O’Reilly Media e MediaLive International, usou pela primeira vez o termo para definir a transformação que ocorria no jeito de como lhe dar com a internet. Há quem diga que esse termo é uma bela jogada de marketing, pois não explica muita coisa sobre sua função."Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva", explica O’Reilly. Ou seja, era preciso que as pessoas colaborassem com suas informações, já que os sites se resumiam em informações de jornais, revistas, empresas e universidades. Era preciso expandir o conteúdo da rede, coisa que não faltava entre os simples usuários de internet.

O que temos hoje é um cyberespaço do tamanho do planeta, em que informações chegam de todos os lugares em tempo real. Exemplo recente da eficácio da WEB 2.0, foi a guerra no Egito, onde a internet não pode ser acessada por uma resolução ditatorial para que nenhuma informação concreta chegasse à imprensa mundial. Mas o governo não contava com uma coisa chamada Twitter, podendo ser acessado do celular. Assim o mundo ficou sabendo da briga de Davi e Golias que tava rolando por ali através de tweets e vídeos postados no Youtube. A China também entrou com uma ação contra sites de informação e entretenimento para que estes retirem conteúdos que vão de encontro com a doutrina comunista. Mas de celulares e tablets, os chineses têm acesso a esses sites via Twittter, blogs e Facebook. Agora ficou um pouco mais difícil calar o mundo.

Nenhum comentário: