sexta-feira, 1 de abril de 2011

Surpresa boa!



De uma maneira inesperada, ontem a turma de Jornalismo da UNIFAP, recebeu Felipe Santana, repórter do Fantástico. Depois de cobrir uma pauta nacional no campus Marco Zero, concedeu alguns minutos do seu tempo para trocar experiências com os acadêmicos.

Formado em 2009, pela Universidade Federal de Santa Catarina, já morou na Sérvia, sendo corresponde do SportTV, fez intercâmbio na Inglaterra e agora é repórter da Globo. Cobriu a catástrofe na região serrana do Rio, no inicio do ano e fez uma matéria sobre os fósseis encontrados no Maranhão.

Depois de ter provado o tacacá, bebida típica do Norte, respondeu todas as perguntas com bastante entusiasmo. Pra começar, relembrou a época em que era estudante e que ficava entusiasmado em conversar com jornalistas já consagrados. Questionado sobre como é a vida de um acadêmico, Felipe foi bem categórico: “Se jogue, faça tudo o que puder. Escreva para um jornal de bairro, trabalhe no rádio, proponha pautas interessantes. Corra atrás da matéria. O que não pode é se acomodar.” Acrescentou também que o aluno é quem faz a universidade, que já caiu essa premissa de que o nome da instituição pesa tanto quanto a conduta acadêmica. Frisou que o jornalismo brasileiro está mudando de cara. Não acredita mais só no eixo Rio-São Paulo, pois o Brasil precisa de jornalistas do país inteiro, com visões antropológicas: “seja uma estrangeiro dentro da sua própria cidade.” Lembrou que no processo de seleção para o Passaporte, programa do SporTV, tiveram 11 mil inscrições, mas nenhum candidato da região norte.

Cansado em virtude da maratona de viagens por todo o país, encerrou o bate papo incentivando os futuros jornalistas a não se acomodarem e ressaltou a importância da paixão pela profissão. “É importante passar por todas as etapas. Assim o jornalista se prepara melhor para o mercado de trabalho.” Da próxima vez, Felipe, com certeza você terá uma recepção melhor. Valeu!

Nenhum comentário: